[ < ] [ > ]   [ << ] [ Acima ] [ >> ]         [Topo] [Conteúdo] [Índice] [ ? ]

1.1 O que é o Bash?

O Bash é o shell, ou linguagem de interpretação de comandos, para o sistema operacional GNU. O nome é um acrônimo para ‘Bourne-Again SHell’, um trocadilho com Stephen Bourne, o autor do ancestral direto do shell UNIX atual o sh, lançado em 1977 na sétima versão do UNIX da Bell Labs Research.

O Bash mantém uma grande compatibilidade com o sh e incorpora recursos úteis do Korn shell ksh e do C shell csh. O objetivo desta compatibilidade é manter conformidade com a implementação das Ferramentas e Shell IEEE POSIX, conforme a especificação IEEE POSIX (IEEE norma 1003.1). Ele oferece melhorias sobre o sh tanto para programação de scripts quanto para o uso interativo.

O sistema operacional GNU suporta outros shells, incluindo uma versão do csh, porém o Bash é o shell padrão dele. Como outros softwares GNU, o Bash é facilmente portável. Hoje ele roda em quase todas as versões do UNIX e em outros sistemas operacionais - existem ports independentes para suportar o MS-DOS, OS/2, e para a plataforma Windows.


Esse documento foi gereado por Jeremias em 19 de Junho de 2013 usando texi2html 1.82.